"Do começo ao fim de seu ministério, Calvino manteve sua pregação singularmente focalizada na explicação do significado planejado por Deus para o texto bíblico. Esta era a essência de seu trabalho no púlpito.
Como Parker escreveu: “A pregação expositiva consiste na explanação e aplicação de uma passagem das Escrituras. Sem explanação ela não é expositiva; sem aplicação ela não é pregação”. Calvino dedicou-se com rigor a esta tarefa. Ele sempre explicava o texto, sempre fazia conhecido seu verdadeiro significado, e sempre fazia aplicações fundamentadas em interpretações precisas. Ele acreditava que somente quando a explanação era dada de forma apropriada, o sermão podia progredir com o efeito transformador de vidas.
É nisto que os expositores da Palavra devem investir suas maiores energias. Devem se comprometer a estudar vigorosamente o texto bíblico e extrair de suas minas profundas as insondáveis riquezas da interpretação apropriada. Este era o foco da pregação de Calvino, e continua sendo o sine qua non de toda exposição verdadeira da atualidade. Que nesta hora Deus levante um exército de expositores bíblicos que estejam arraigados na Palavra e concentrados em explicar seu verdadeiro significado. Que eles esclareçam com cuidado o exato propósito da Palavra para os santos, os quais encontram-se famintos dela."
Extraído do livro: A Arte Expositiva de João Calvino, de Steven Lawson
(Editora FIEL, São José dos Campos, SP - 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário