sexta-feira, 9 de outubro de 2009

regeneração – novo nascimento

Um excelente conteúdo sobre o NOVO NASCIMENTO EM CRISTO, com expressões claras para que avaliemos continuamente os nossos corações...

Tem havido em nós esta genuína transformação através do evangelho, “que é o poder de Deus” a todo homem? (Romanos 1.16)

Sempre com o objetivo de que “...Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3. 17 a 19



Regeneração – Novo Nascimento

“...o entendimento correto daquilo que as Escrituras ensinam acerca do novo nascimento é vital.
O novo nascimento é um milagre. É a ação bendita do Espírito Santo que produz vida onde imperava a morte e a condenação. É a causa que gera a mudança de natureza; a disposição para deixar tudo, negar a si mesmo, tomar a cruz – instrumento de morte – e seguir após o Senhor Jesus Cristo.”
“Só o novo nascimento pode abrir os ouvidos para que ouçamos a Palavra de Deus e a recebamos; só a mente regenerada pode atinar para o ensino que para este mundo é loucura. A salvação é a principal das bênçãos. É o que nos concede acesso ao Pai, por meio de Cristo Jesus, sem que sejamos consumidos e a nossa existência contada entre os transgressores. O novo nascimento amplia os horizontes; dá sentido à vida – conforma-a à imagem de Cristo; torna-a proveitosa para a causa do reino e sua perda na verdade é ganho, pois ascende-nos à presença gloriosa d’Aquele que é a suma de todas as coisas e o fim maior de nossa existência.
(...) O novo nascimento, dádiva do Pai, em Cristo, outorgada e confirmada pelo Espírito, dá-nos a vitória final sobre a morte”
Editorial de “Fé para Hoje” – Edição 33

Seguem algumas boas definições que nos auxiliam no completo conhecimento da graça de Deus:

“Regeneração também é chamada de santa vocação, criação, nova criação, transportar, circuncisão do coração, ressurreição.” (William Plumer)

“A verdade é que, se ignoramos a regeneração, a única esperança de um pecador ser novamente santo ou feliz acaba para sempre” (William Plumer)

“O novo nascimento envolve uma mudança total; alcança a pessoa por inteiro, não alguma particularidade, mas toda a pessoa, sem exceção” (Dr. Witherspoon)

“A regeneração é uma mudança imensa e poderosa realizada na alma pela obra eficaz do Espírito Santo, na qual um princípio vital, um novo comportamento, a Lei de Deus e uma natureza divina são colocados e formados no coração, capacitando a pessoa a agir com santidade, de um modo que agrada a Deus, e fazendo-a crescer nisto para a glória eterna”. (Charnock)

“A regeneração pode ser definida como uma mudança realizada pelo poder do Espírito Santo no entendimento, na vontade e nas afeições de um pecador, o que consiste no início de um novo tipo de vida e dá outra direção à sua opinião, aos seus desejos, às suas buscas e à sua conduta” (Autor desconhecido)

“Deus faz isso iluminando a mente deles, de forma espiritual e salvífica, para que entendam as coisas de Deus; tirando deles seu coração de pedra e dando-lhes um coração de carne; renovando-lhes a vontade; induzindo-os, por seu imenso poder, àquilo que é bom e levando-os com eficácia a Jesus Cristo. Mesmo quando se chegam a Cristo o mais livremente possível, ainda estão recebendo, pela graça de Deus, esta disposição” (Assembléia de Westminster)

“Na regeneração, o entendimento é iluminado pelo Espírito Santo, para que possa compreender os mistérios e a vontade de Deus. E a vontade em si mesma não somente é mudada pelo Espírito, mas também é dotada de habilidades, de modo que, por iniciativa própria, possa querer e fazer o bem” (Segunda Confissão Helvética)

“Esta graça regeneradora de Deus não age nos homens como se eles fossem seres inanimados; não anula a vontade nem as características da vontade deles; e não a constrange com violência, mas vivifica espiritualmente, cura, corrige e, com poder, embora gentilmente, submete-a; a fim de que, onde a rebeldia da carne e a obstinação antes dominavam sem controle, agora comece a reinar uma obediência disposta e sincera ao Espírito. Esta mudança constitui o resgate e a liberdade verdadeira e espiritual de nossa vontade...” (Sínodo de Dort)

“nada aflige mais uma pessoa que considera, de forma correta, o estado de perdição em que se encontra do que ver destruída ou seriamente abalada a esperança que brota da doutrina da regeneração... Cada homem que já teve seus olhos abertos para contemplar
sua própria miséria e vileza” não mais perde a sua salvação. (William Plumer)

“Não é uma pequena transformação que salva o homem, não, nem toda a moralidade do mundo, nem todas as graças comuns do espírito de Deus, nem a mudança externa da vida; tudo isso não é suficiente, a menos que sejamos vivificados e que uma nova vida seja produzida em nós” (Usher)

“...o que é nascido do Espírito é espírito...” (Jo 3.6)

“Deus, ao regenerar um homem, usa uma força absoluta por meio da qual Ele é capaz de, poderosa e infalivelmente, submeter e redirecionar a vontade do homem para a fé e a conversão” (Sínodo de Dort)

“Alguns pensam e descrevem a salvação de uma alma como algo fácil — a ação de subjugar a vontade — a mudança de um coração. Fácil? É a maior obra de Deus... Deus, ao salvar uma alma, empregou uma força maior do que a necessária para criar muitos mundos” (Dr. Nevins)

Paulo usou todas as palavras fortes que ele conhecia para nos ensinar que somos renovados por poder, por uma força surpreendente. Ele orou para que os crentes de Éfeso soubessem “qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos” (Ef 1.19-20). Não conhecemos poder maior do que a força que realizou a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Também o mesmo poder converte a alma... (William Plumer)
conteúdo extraído da Revista Fé Para Hoje - Editora fiel - Ed.33

Nenhum comentário: