quarta-feira, 7 de outubro de 2009

nem sempre o que parece bom ao nosso sentimento, o é de fato!

Hoje, como de praxe, abri meu e-mail empresarial, e a Agenda do Dia, e após lê-la (a descrição das atividades, os aniversariantes do mês, as reservas para a sala de reunião do andar) passei a ver o que “Pensamento do dia” no roda pé da folha, dizia:

“Confiantes aos sempre benéficos impulsos do coração,
seus objetivos serão alcançados.” (Horóscopo Chinês)
Apesar de algumas expressões chinesas serem verdades bíblicas (o que, após de observarmos a sabedoria de Deus através da realidade humana – vide Romanos 1.19 a 23 e Provérbios 1.20), não pude concordar com esta especificamente. Por que? Simplesmente, por termos uma grande mentira nesta expressão!!!

Quero fazer uma contrapartida bíblica (tão lógica, quanto possível), para nossa reflexão:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas,
e perverso; quem o poderá conhecer?” (Jeremias 17.9)

”O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem,
e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal,
porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6.45)

“E Jesus lhe disse: (...) Ninguém há bom senão um, que é Deus.” (Marcos 10.18)

“Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração,
porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:23)

“O coração do homem pode fazer planos
mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Provérbios 16.1)

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus
pensamentos serão estabelecidos”(Provérbios 1.3)

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes
no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos,
e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio
aos teus próprios olhos” (Provérbios 3.5 a 7)
Raciocinando: Se o coração do homem é mal e perverso naturalmente; se o homem só pode dar o que o coração tem em si mesmo; se não há um sequer que seja bom (a não ser o próprio Deus); se as saídas da vida vêm do coração perverso do ser humano; se a confirmação dos planos vem de Deus; se apenas confiando nossas atividades intentos ao Senhor Deus teremos sucesso, concluímos que esta frase chinesa é um equívoco!

Rememoro o que a Bíblia nos ensina quanto às palavras do Senhor Jesus, quando diz: “Dá-me... o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos” (Provérbios 23.26) para que tenham “vida em abundância” (João 10.10). Pois “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 3.16).

Como o salmista disse, possamos também dizer:
“...os teus juízos são bons...” (Salmo 119.39)

“Nunca me esquecerei dos teus preceitos;
pois por eles me tens dado vida.” (Salmo 119.93)

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra,
e luz para o meu caminho” (Salmo 119.105)

“Deus meu, em ti confio...” (Salmo 25.2)

P.S. bíblico: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz...” (Apocalipse 2.29)

Nenhum comentário: