terça-feira, 19 de junho de 2012

A verdadeira Palavra de Deus

Aspecto que considero fundamental é observar doutrinas e dogmas sob uma ótica objetiva, desapegada de nossa cultura, experiências, percepções, etc.

Digo isso poque creio firmemente que a Palavra de Deus é ABSOLUTA, ATEMPORAL e TRANSCULTURAL! Não está presa a nós, ao nosso tempo, ao nosso conhecimento, à nossa limitação e regras... É isento destas "pormenoridades"!

Creio que qualquer pregação subjetiva, obrigatoriamente, negará um destes pontos citados. Ou seja, se a nossa pregação observa aspectos que não condizem com a atemporalidade e trasculturalidade, acompanhando a proposta do conteúdo absoluto, corremos sério risco de pregarmos uma mensagem particular (o que muito comumente é tida como mensagem de Deus) ao invés de propagarmos a verdadeira mensagem de Deus...

O que quero dizer com isso? Veja: se o que dizemos ser "Palavra de Deus" em determinado ambiente (país, época, governo ou instante, por exemplo) não for também "Palavra de Deus" noutro ambiente (no Irã, na Mongólia, na China, na Índia, no socialismo ou governo teocrático extremista, por exemplo), certamente o que pregamos não será verdadeiramente a "Palavra de Deus". "Nem aqui, nem na China"! (sic).

O que alguns observam, é que há de ser necessário conhecimento e compreensão suficiente do "pano de fundo" que se prega para que se possa fazer "ponto de diálogo entre as culturas".  Neste caso, ao contrário, penso que corremos seríssimos riscos de pregarmos o que aos nossos olhos (nossa cultura) é a Palavra de Deus.

Será mesmo necessário um diálogo com outras culturas, ou apenas um apresentar simples, simplificado e correto das escrituras aos homens de todas as nações??? Penso humildemente que sim...

A máxima "o ponto de vista é a vista por um ponto" também faça sentido neste caso (...), não parece?

Uma evidência bíblica deste "jeito" de pregação foi o apóstolo Paulo, o qual, chamado a pregar aos gentios, levava a verdadeira (absoluta, atemporal e transcultural) Palavra de Deus aos homens.

Fernando Camara

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O meu louvor é fruto - João Alexandre

Mais um clássico da música evangélica. Um músico como poucos! O cara toca muito...

Uma bela oração a ser refeita a cada dia - Vale 5 min. de meditação




João Alexandre e participação especial de Tirza - Tudo Pra Ti
Autor: João Alexandre

Em cada dia, Senhor, te buscar,
Cada momento, teu no - me louvar,
Meu pensamento cativo levar:
Tudo, ó Cristo, pra ti.
A minha vida e tudo que sou
É teu Senhor, eu te dou.
Tudo que tenho, talentos e bens
São teus Senhor, tu os tens.

Cada palavra que eu venha a dizer,
Todas as coisas que eu po - ssa fazer,
Sejam repletas de glória ao teu ser,
Tudo, ó Cristo, pra ti!